Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Jovens goianos são formados em Agroecologia pelo Pronera


Publicado dia 03/07/2017
Crédito: João Dorneles

 

Em Goiás, 44 filhos de assentados da reforma agrária e de agricultores familiares concluíram os cursos técnicos em Agroecologia e em Extensão Tecnológica em Agroecologia e Juventude, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os cursos encerraram no final de junho e a formatura oficial dos alunos será no próximo mês de setembro.

As aulas foram ministradas na UEG e na Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO) e são frutos da parceria entre o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) e a extinta Secretaria Nacional da Juventude.

Para marcar o fechamento dos trabalhos, os estudantes participaram de uma aula de encerramento com o professor da Unicamp, Carlos Rodrigues Brandão. O docente é graduado em Psicologia e possui mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP).

Histórico

Os cursos foram iniciados em 2015 e contabilizaram 2 mil horas-aula na metodologia da Pedagogia da Alternância. Esse método, defendido e utilizado pelo professor Paulo Freire, estabelece que os alunos tenham aulas na instituição de ensino (tempo escola) e atividades no próprio ambiente de onde são oriundos (tempo comunidade).

Presente à solenidade, a servidora do Incra/GO, Nádia Dalmolin, relatou que vários estudantes se tornaram referências em suas comunidades por desenvolverem técnicas de Agroecologia implantando projetos de recuperação de nascentes, hortas orgânicas e sementes crioulas. Outros formandos já atuam aprimorando técnicas de produção de mel, rapaduras e outros alimentos fabricados nos assentamentos.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
(62) 3269-1703 /1726
jornalismo@gna.incra.gov.br
twitter: @incra_goias
www.incra.gov.br/go

Ir para o Topo