Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Mais 100 técnicos municipais de cadastro recebem formação em Santa Catarina


Publicado dia 02/12/2019
 
 
O Incra/SC realizou, na última semana (25 a 29/11), o terceiro e último curso de 2019 para aperfeiçoamento de representantes de Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) catarinenses sobre cadastro de imóveis rurais. Ao todo, foram capacitados 109 funcionários de prefeituras que mantêm Acordos de Cooperação Técnica com a autarquia.
 
O último treinamento buscou atualizar e tirar dúvidas dos técnicos que já operavam no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), utilizado pelo Incra para conhecer a estrutura fundiária dos estados. Por meio dos dados declarados pelos proprietários ou possuidores de imóveis rurais no SNCR, o sistema emite o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), documento indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. É essencial também para a concessão de crédito agrícola pois é exigido por bancos e agentes financeiros.
 
O CCIR é emitido anualmente, gerando uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa cadastral, que varia conforme o tamanho da área. O documento é expedido eletronicamente, por meio do site do Incra, em dispositivos móveis nos quais esteja instalado o aplicativo SNCR Mobile ou pessoalmente, nas unidades próprias do Incra e junto às prefeituras municipais.  Confira relação de atendimento.
 
 
Assessoria de Comunicação do Incra/SC
(48) 3733-3557
comunica.sc@fns.incra.gov.br
incra.gov.br/sc
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc

Ir para o Topo