Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Mestrado Incra/UFSC em Agroecossistemas qualifica trabalhos de sua 4ª edição


Publicado dia 20/03/2017

 

O Mestrado Profissional em Agroecossistemas, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com recursos de um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Incra, está realizando de 13 a 24 de março, em Florianópolis, a 4ª etapa de sua quarta turma.

Este é o período denominado “tempo escola” na pedagogia da alternância - metodologia em que se baseia o curso e intercala um período de convivência na sala de aula com outro em campo. Neste quarto encontro, os alunos farão a qualificação de seus trabalhos de pesquisa visando a defesa futura das dissertações. Com foco na agroecologia, os estudos contribuem para a produção de conhecimento científico sobre o tema nos assentamentos da reforma agrária.

A programação da etapa também prevê a realização de aulas expositivas e visitas técnicas a produtores de leite e à Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste (Cooperoeste), que comercializa a produção láctea dos assentamentos do oeste catarinense. A intenção é aprofundar os estudos sobre a produção de leite em Pastoreio Racional Voisin (PRV), sistema de produção à base de pasto, que permite a elaboração de leite orgânico. O grupo também discutirá os desafios e impasses dos processos agroindustriais na reforma agrária e fará análise do mercado do leite - um dos principais para os agricultores assentados do estado.

A turma

A 4ª turma do mestrado teve início no final de 2015, tem a duração média de 2 anos e é composta por 30 alunos de diferentes estados, entre beneficiários da reforma agrária e graduados que atuam ou já trabalharam em assentamentos.

 

Assessora de Comunicação - Incra/SC
(48) 3733-3560
www.incra.gov.br
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc

Ir para o Topo