Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


MS: Funasa, Incra e prefeitura inauguram abastecimento de água em assentamento


Publicado dia 08/05/2018

 

Desde sábado (08) as famílias que habitam o assentamento Rancho Loma, situado no município de Iguatemi, no extremo Sul de Mato Grosso do Sul, estão consumindo água tratada em suas casas. A ocasião marcou a inauguração do sistema de abastecimento de água no local, obra realizada pela superintendência da Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul (Funasa/MS), realizada em parceria com a prefeitura de Iguatemi e a Superintendência do Incra no estado (Incra/MS).

De acordo com superintendente da Funasa/MS, Marco Aurélio Santullo, a sinergia entre os órgãos promoveu celeridade à obra. De acordo com Santullo, a “Funasa repassou para a prefeitura R$ 1,6 milhão, que foi imeditamente aplicado nas obras realizadas pela prefeitura, iniciadas em março deste ano e entregues hoje, dia cinco de maio". Foram perfurados dois poços artesianos profundos, erguidos dois reservatórios, instalados 23,9 mil metros de rede de encanamentos e realizadas as ligações nas casas das 107 famílias, beneficiando um total de 1.712 pessoas do assentamento Rancho Loma, de acodo com o gestor da Funasa/MS.

A prefeita Patrícia Derenusson Nelli Margatto Nunes também comentou a rapidez na conclusão da obra, destacando a seriedade e a disposição na parceria, em “melhorar cada vez mais a saúde e proporcionar ações que ajudem a produção dos assentamentos”.

"É cano, mano"
O líder do assentamento, Paulo Luiz da Cruz, contou que foi surpreendido desde a chegada do material no Rancho Loma: “Eu estava arrumando um pedaço da estrada do assentamento, com alguns vizinhos, e um deles viu uma carreta se aproximando de nós. Será o que é aquilo, meu Deus do céu, disse. Aí um vizinho gritou é cano, mano, é cano para a instalação da água. Eu chorei moço, chorei de tanta emoção. Isso foi no começo de março, quando e agora essa gente toda aqui, comemorando nossa vitória”.

Para o superintendente do Incra/MS, Humberto Melo, os convênios com as prefeitura, a Funasa e outras instituições públicas, continuarão a serem realizados. “Estamos notando um crescimento bastante sensível no sentido da formação de parcerias do gênero. Também é notória a vontade dessa participação e, nesse ritmo, os trabalhos estão sendo desenvolvidos com sucesso. Em breve estaremos novamente em Iguatemi, inaugurando outra obra de saneamento, desta vez no assentamento Nossa Senhora Auxiliadora”.


Assessoria de Comunicação Social do Incra/MS
(67) 3320-3811
www.incra.gov.br

Ir para o Topo