Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Mutirão cadastra famílias em áreas de mineração em Curionópolis (PA)


Publicado dia 10/12/2018
 
O Incra no Sul do Pará em parceria com a empresa mineradora Vale realizou, dias 4 e 5 de dezembro, o 1º Mutirão do Censo no acampamento da fazenda Santa Genoveva, na zona rural do município de Curionópolis (PA).

A iniciativa faz parte do acordo de cooperação técnica firmado entre a autarquia e a empresa mineradora para a destinação de imóveis rurais para a reforma agrária, bem como o assentamento de famílias que se encontram em áreas afetadas pelo trabalho de mineração na região sudeste do Pará.

O ouvidor agrário regional do Incra no Sul do Pará, Wellington Silva, acompanhou os trabalhos em campo e destacou que a iniciativa contribui para que o instituto conheça melhor a demanda social em áreas de mineração. “Esse censo permite uma ‘fotografia’ mais apurada da realidade da região. Vamos conhecer melhor o perfil das famílias e orientá-las quanto ao processo de ingresso no Programa Nacional de Reforma Agrária”, afirma.

O acampamento Santa Genoveva tem 52 famílias de trabalhadores rurais e é coordenado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-PA). O coordenador Sebastião Alves fala da necessidade dessas famílias serem assentadas. “A documentação apresentada comprova que são famílias de baixa renda, mães e pais de família que querem uma terra para produzir e vender na cidade”, conclui.

A programação prevê a realização do Mutirão do Censo em janeiro no acampamento Axixá, coordenado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que fica na fazenda Boa Esperança, em Curionópolis. Em seguida, a equipe se desloca para o acampamento Alto da Serra, coordenado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri), na fazenda Vale dos Carajás, no município de Canaã dos Carajás.
 
Acordo
 
Em setembro deste ano, o Incra e a Vale assinaram acordo de cooperação técnica que visa apoiar ações de governança fundiária na região impactada por projetos de mineração. O acordo está focado em aumentar a celeridade, efetividade e transparência nos processos técnicos de destinação de imóveis rurais de propriedade da empresa mineradora, visando cumprir eventuais obrigações e compensações decorrentes da implementação de seus projetos.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Sul do Pará
(94) 3324-1752 / 2713 - ramal 216
ascom@mba.incra.gov.br
www.incra.gov.br/maraba

Ir para o Topo