Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Parceria no Rio Grande do Sul vai ampliar títulos e aplicação do Crédito Instalação


Publicado dia 09/09/2019

 

O Incra no Rio Grande do Sul e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) pretendem atuar conjuntamente em ações nos assentamentos no estado. Na sexta-feira (6), em Porto Alegre, o superintendente regional do instituto, Tarso Teixeira, e o presidente da entidade sindical, Carlos Joel da Silva, assinaram protocolo de intenções durante assembleia com 270 representantes de trabalhadores rurais.

O documento visa estabelecer parceria em atividades necessárias à emissão de títulos definitivos dos lotes em nome dos beneficiários da reforma agrária, além da operacionalização do Crédito Instalação nas diversas modalidades.

Os trabalhos devem ser executados pelos sindicatos municipais mediante adesão a ser detalhada em termo de cooperação técnica e em plano de trabalho firmados entre as partes.

“É uma aproximação pioneira que deve render bons frutos”, afirmou o superintendente do Incra. Ele lembra que as atividades listadas no protocolo de intenções favorecem a emissão dos títulos definitivos dos lotes em nome dos beneficiários. “É importante tanto para o assentado conseguir dar a terra como garantia em financiamentos quanto transmitir a propriedade aos seus filhos”, relata.

Para o presidente da Fetag, “o assentado é um agricultor com terra e está na nossa base de atuação”. Dos 318 sindicatos vinculados à federação, 66 estão sediados em municípios com presença de assentamentos.

Desdobramento

Após a cerimônia de assinatura, a equipe do Incra/RS reuniu-se com 23 sindicatos de locais onde existem áreas destinadas à reforma agrária. Das discussões, surgiu um grupo de trabalho responsável por abordar as demandas em reunião com as chefias do instituto nesta semana.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / (51) 3284-3311
imprensa@poa.incra.gov.br
incra.gov.br/rs
facebook.com/IncraRS
Galeria de Imagens: http://saci.incra.gov.br/servico_fotos?uni=5

 

Ir para o Topo