Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Participação de assentados no PAA contribui para desenvolvimento comunitário


Publicado dia 25/04/2018
 
Em 20 de abril, integrantes da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre (Cootap) realizaram a primeira de uma série de entregas via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Doação Simultânea – à Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá (Assobecaty), em Guaíba (RS). O ato também homenageou o aniversário da entidade contemplada, reunindo cerca de 70 pessoas entre moradores do campo, da cidade e autoridades locais.

A ação prevê fornecimento de um total de 85 toneladas de frutas e verduras em intervalos quinzenais ao longo de um ano - com possibilidade de renovação. O valor da iniciativa soma R$ 319 mil, seguindo a estrutura operacional do PAA, na qual a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atua como executora e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) garante os recursos.

No caso da Cootap, a oferta de alimentos inclui alface, amora, melancia, mandioca, milho, berinjela e itens variados conforme a estação. Os produtos são cultivados em assentamentos de Eldorado do Sul e Encruzilhada do Sul. “Todos os agricultores possuem garantia da produção orgânica, legalmente regulamentada”, destaca Sandra Nunes Rodrigues, assistente social que acompanha os assentados.

Cardápio enriquecido
 
Essa diversidade vai chegar à mesa de 560 famílias de guaibenses em risco de insegurança alimentar totalizando 2,3 mil pessoas moradoras de seis bairros. Segundo Mãe Carmen de Oxalá, da Assobecaty, os alimentos não processados vindos dos assentamentos estimulam uma dieta mais natural e saudável entre as famílias beneficiadas. "Permitem novos hábitos como a inclusão de sucos, batata-doce e aipim; a criação de uma cultura da saúde”, afirma. Na associação, as entregas do PAA incrementam o projeto Ajeun Ilerá (Alimento Saudável para Todos – em Iorubá), que promove oficinas, troca de receitas, discussão sobre temas como obesidade e ajustes de compromissos semanais ligados a esses temas. “Alimento é partilha, fortalece os valores civilizatórios da solidariedade, do conhecimento”, arremata Mãe Carmen.

PAA no RS
 
Até o momento, há 14 projetos do programa em andamento no estado, dois com participação de assentados: um pela Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan) e o outro pela Cooperativa de Produção Agropecuária Sete de Julho, ambas de Nova Santa Rita. Os valores são de respectivamente R$ 319 mil e 199 mil. A Assobecaty é contemplada em ações do PAA desde 2013.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
www.incra.gov.br/rs

Ir para o Topo