Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Programa Ação e Cidadania ganha reforço no Distrito Federal e Entorno


Publicado dia 08/06/2018
 
O programa do Incra Ação e Cidadania, criado para facilitar o acesso das famílias assentadas a serviços e políticas da autarquia, acaba de ganhar um reforço no Distrito Federal e Entorno. Um ônibus está sendo utilizado para levar o atendimento da autarquia aos mais de 200 assentamentos da região. A unidade móvel foi doada ao instituto pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio de acordo.
 
O veículo é adaptado para a instalação de computadores, impressoras e rede de internet, o que possibilita o atendimento aos assentados em seus próprios municípios de origem. No Ação e Cidadania, os servidores podem encaminhar a atualização cadastral de beneficiários da reforma agrária e a emissão de documentos diversos, como Contrato de Concessão de Uso (CCU) e contratos de créditos, além de atender outras demandas.
 
O coordenador-geral de Educação do Campo e Cidadania do Incra, Iradel Freitas da Costa, ressalta a importância da parceria entre Sead e Incra. “Ela garante que possamos enriquecer e qualificar o atendimento aos assentados da reforma agrária, sem que para isso eles precisem se deslocar até a autarquia”.
 
O superintendente regional do Incra no Distrito Federal e Entorno, Igor Soares Lélis, destaca que a unidade fez todo o esforço para equipar o veículo e transformá-lo em uma ferramenta à disposição dos cidadãos. “Nossa meta é oferecer serviços de qualidade aos agricultores nos locais onde eles estão assentados”, afirma.
 
Realização
 
O programa Ação e Cidadania é conduzido pela Coordenação-Geral de Educação do Campo e Cidadania, vinculada à Diretoria de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos do Incra. A nova metodologia de atendimento em campo das famílias assentadas foi lançada em outubro de 2017 em Unaí (MG).
 
As ações são efetuadas em parceria com as superintendências regionais da autarquia e os municípios, que apoiam a iniciativa e, às vezes, disponibilizam serviços próprios para as famílias assentadas. O foco em 2018 é nos atendimentos voltados à regularização e titulação das famílias assentadas para ampliar o acesso a políticas públicas de apoio à agricultura familiar.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

Ir para o Topo