Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Projeto do Incra/MT é finalista em prêmio de práticas de sustentabilidade


Publicado dia 05/06/2018
 
Um projeto desenvolvido pelo Incra em Mato Grosso foi classificado para a 7ª edição do Prêmio Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na categoria Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais.
 
O projeto envolve sete assentamentos da região de Cáceres (Alto Pantanal), onde vivem 360 famílias assentadas pela autarquia. Elas tiveram problemas durante 20 anos com a falta de água, devido à região não apresentar um solo favorável e os rios encontrarem-se muito distantes das áreas de reforma agrária.
 
O idealizador, engenheiro agrônomo Samir Curi, já conhecia soluções sustentáveis que eram aplicadas em outras regiões do Brasil e então propôs a execução de alguns projetos-pilotos para avaliar sua viabilidade naquela região.
 
A partir disso, foram implantadas cisternas para consumo humano, lago de múltiplo uso, barraginhas, recuperação parcial de açudes, piscicultura com água de chuva, consórcio de pequi com pastagens e biofossa (saneamento rural). Para esse ano está nos planos a implantação do projeto de adoção de nascentes.
 
Resultados

Para Curi, os resultados podem ser considerados "extraordinários". "A água da chuva captada para consumo humano foi avaliada pela Universidade Federal de Mato Grosso como adequada, desde que filtrada e clorada. A água de chuva captada para uso em atividades produtivas é de boa qualidade e sai a custo zero", diz.
 
Curi afirma ainda que as barraginhas instaladas nessas áreas prolongam a umidade no solo na microbacia, aumentando o nível de água no lençol freático e abastecendo os poços dos assentamentos. Observa também que houve redução no êxodo dessas comunidades, bem como o aumento da renda familiar. "Nas escolas onde estas tecnologias foram implantadas houve melhoria nutricional com o cultivo de hortaliças".
 
O projeto recebeu recursos das Justiça Estadual e Federal, por meio do Juizado Volante Ambiental, que destinou recursos de multas ambientais para sua execução. Além disso, contou com diversas outras parcerias, como Embrapa, UFMT e Consórcio Nascentes do Pantanal.
 
A premiação ocorre dia 23 de agosto, em Brasília, no auditório da Imprensa Nacional. O Fórum A3P inicia pela manhã e depois haverá a apresentação dos 12 premiados.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MT
(65) 3644-1401
www.incra.gov.br/mt

 

Ir para o Topo