Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Projeto InovaFlora capacitará assentados no município paraense de Itupiranga


Publicado dia 29/11/2018
Crédito: Embrapa Amazônia Oriental

 

Agricultores do assentamento Mamuí, no município paraense de Itupiranga, participaram, em 22 de novembro, de reunião de planejamento do Projeto InovaFlora. Iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceira com outros órgãos, incluindo o Incra, o projeto objetiva apoiar agricultores familiares na adequação ambiental da propriedade rural à legislação ambiental. Tem, ainda, a proposta de melhorar a produtividade, a qualidade de vida e as perspectivas de produção por meio da restauração florestal.

Na ocasião, foram firmados com 24 assentados acordos de participação e formalização de parcerias institucionais, entre as quais com a Secretaria de Meio Ambiente de Itupiranga e a Organização Não Governamental Extensão Amazônia.

Está prevista, por exemplo, a instalação de Unidades de Referência Tecnológicas (URT) em propriedades de agricultores familiares selecionados. Elas servirão como vitrines das tecnologias aplicadas na região. Os assentados vão ser capacitados para criarem sistemas agroflorestais de restauração às margens dos rios.

Açaí

Os parceiros do InovaFlora visitaram cinco lotes e concluíram que o açaí é a vocação principal entre as culturas desenvolvidas. Mudas de açaizeiros serão distribuídas gratuitamente para potencializar a produção.

João Francisco Pinheiro, o “Sadia”, é um dos pioneiros do assentamento Mamuí. “Antigamente, a mentalidade era somente de desmatar e fazer pasto. Hoje, temos a consciência de que é possível ter renda com a floresta em pé. Estamos muito otimistas com a cultura do açaí”, afirma.

Para janeiro de 2019, está prevista uma visita ao projeto agroextrativista Praialta Piranheira, no município de Nova Ipixuna. O assentamento, de modalidade diferenciada, visa ao desenvolvimento econômico aliado à preservação da floresta.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra no Sul do Pará
(94) 3324-1752 / 2713 - ramal 216
ascom@mba.incra.gov.br
www.incra.gov.br/maraba

 

Ir para o Topo