Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Pronera 20 anos: Encontro debate direito à Educação do Campo


Publicado dia 12/06/2018
 
A educação do campo é um desafio que vem produzindo expressivos resultados junto ao público atendido pelo Incra, tendo garantido formação, qualificação profissional e acadêmica a quase 187 mil pessoas em todo o Brasil. Para celebrar as duas décadas do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o Incra e o Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec) realizam o Encontro Nacional dos 20 Anos da Educação do Campo e do Pronera, sob o tema “Educação é direito, não é mercadoria”.
 
O evento, que acontece entre os dias 12 e 15 de junho no Centro Comunitário do Campus Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB), reúne mais de 900 participantes com o objetivo de socializar experiências e práticas, assim como discutir a importância da educação do campo para o desenvolvimento da agricultura familiar.
 
“O Pronera proporcionou conhecimento que transforma a maneira como se compreende o mundo a muitas pessoas ao longo desses 20 anos. Para alguém que vive no meio rural, o programa permite oportunidade de mudar não só profissionalmente, mas também o modo de pensar o mundo e o meio agrário”, afirma o coordenador-geral de Educação do Campo e Cidadania do Incra, Iradel Freitas da Costa.
 
Durante o encontro acontecem debates e apresentações de trabalhos para discutir temas como educação de jovens e adultos, gestão e políticas públicas, licenciaturas em educação do campo, experiências de formação em arte e cultura, gênero e educação, educação profissional, agroecologia, residência agrária, formação continuada de educadores e pedagogia da alternância. Mais de 150 trabalhos foram selecionados para o evento.
 
Balanço 
 
Com 186.734 beneficiários atendidos nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino médio técnico, superior e pós-graduação, em mais de mil municípios do país, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) comemorou duas décadas de existência em 16 de abril.
 
Ao longo desse período foram ofertados 499 cursos, em parceria com 94 instituições de ensino. Somente em 2017 foram celebradas 17 parcerias para 19 turmas novas do Pronera. Todos os editais publicados dos novos cursos do programa podem ser consultados no endereço www.incra.gov.br/educacao-pronera-editais.
 
Duas cooperações importantes também foram firmadas ao longo desses anos com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que resultaram em 40 cursos de especialização pelo projeto Residência Agrária, além de 1.547 jovens beneficiados pela parceria Incra/CNPq e Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) por meio de 34 projetos Residência Agrária Jovem.
 
O programa nasceu da demanda dos movimentos sociais e sindicais de trabalhadores rurais em 1998 pelo direito à educação com qualidade no campo. A atuação se dá por meio de parcerias entre o Incra e instituições públicas de ensino ou instituições comunitárias de ensino sem fins lucrativos, além de governos estaduais e municipais, com o apoio de entidades representativas do público da agricultura familiar.
 
Atualizado em 13/08/2018, às 8h02.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

 

Ir para o Topo