Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Pronera seleciona alunos e bolsistas para curso de Agropecuária em Pernambuco


Publicado dia 05/01/2018

 

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está com inscrições abertas para seleção de novos alunos para o curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia. Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas para a unidade de Serra Talhada (PE). A universidade também lançou edital para a contratação de dois monitores para o mesmo curso.

Realizada por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que é executado pelo Incra, a capacitação deverá ser iniciada em 14 de maio de 2018. O curso será realizado em regime de alternância, que combina períodos de estudo na instituição de ensino, o chamado Tempo Escola, e outros na própria comunidade, o Tempo Comunidade.

Podem se candidatar para as vagas jovens e adultos dos assentamentos criados e reconhecidos pelo Incra, quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).

As inscrições são isentas de taxa e podem ser feitas até o dia 16 de fevereiro por meio de formulário disponível no edital. Após o preenchimento, o formulário deverá ser assinado, escaneado e enviado por e-mail para pronera.ufrpe.uast@gmail.com. Acesse o edital do curso para inscrição.

O processo seletivo será composto por uma redação, com caráter eliminatório, e uma entrevista, com caráter classificatório, marcados para o dia 17 de março. Na data da prova, os candidatos deverão entregar, em envelope, o formulário de inscrição preenchido e assinado (constante do anexo I do edital); cópia da declaração de beneficiário da reforma agrária ou dependente de beneficiário; cópia da Identidade e do CPF, além do documento comprobatório de conclusão do Ensino Médio.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de março.

Monitoria do curso

Para as bolsas de monitoria do curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia, as inscrições se encerram no dia 26 de janeiro de 2018. Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação em Administração, Agronomia, Zootecnia ou Engenharia de Pesca. As bolsas terão vigência de 20 meses.

Entre as atribuições dos monitores selecionados estão a dedicação de 20 horas semanais ao curso; trabalho conjuntamente com as famílias dos jovens e adultos para propor alternativas para melhor aproveitamento das atividades de formação no campo; participação nas atividades práticas curriculares e elaboração dos relatórios, tanto no tempo-escola, quanto no tempo-comunidade; e participação de forma efetiva em reuniões para discutir e planejar as atividades relativas ao plano de formação, alimentação, hospedagem, higiene e outros.

A inscrição para monitoria também é isenta de taxas e deve ser feita por meio do formulário de inscrição disponível no edital. Após o preenchimento dos dados, o formulário deve ser assinado, escaneado e enviado por email para pronera.ufrpe.uast@gmail.com, com o Assunto: Monitor. Acesse o edital do curso para inscrição.

A seleção consistirá em uma prova de conhecimento com caráter classificatório a ser realizada no dia 20 de fevereiro. Na ocasião, os candidatos deverão entregar, em um envelope, os documentos solicitados no edital. O resultado final da seleção será divulgado no dia 9 de março.

Acesse o site da UFRPE para mais informações sobre o processo seletivo.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra
Telefone: (61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

Ir para o Topo