Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Restaurante da reforma agrária reabre as portas no Cânion do São Francisco


Publicado dia 25/07/2017

Turismo no Cânion do São Francisco é fonte de renda para famílias assentadas. Foto: Alan Aquino 

Depois de dez meses, o delicioso aroma da tradicional cozinha nordestina voltou a soprar e a gerar mais renda para dezenas de famílias assentadas pelo Incra às margens do rio São Francisco, em Olhos D'Água do Casado, no estado de Alagoas.

Localizado no coração de um dos mais belos cartões-postais do país, o Cânion do São Francisco, o restaurante Show da Natureza, implantado por agricultores do assentamento Nova Esperança, ganhou vida novamente no último sábado (22).

Fundado há dez anos por trabalhadores do próprio assentamento, o restaurante, que servia boa parte dos milhares de turistas que visitam a região, teve suas atividades interrompidas em setembro de 2016, após embargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que cobrava o licenciamento ambiental do empreendimento.

Depois de um amplo trabalho de articulação, envolvendo a Superintendência Regional do Incra em Alagoas (Incra/AL) e a Coordenação Geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais da autarquia, o restaurante teve sua situação ambiental e fundiária regularizadas, aproximando-se de uma reabertura. “Nos empenhamos bastante para solucionar esse impasse com a maior brevidade possível, por se tratar de um empreendimento de baixo impacto ambiental e relevante importância social. Além de contribuir com a estrutura turística do local, ele gera empregos e tem papel crucial na renda de dezenas de famílias do assentamento e do seu entorno”, explicou Ivana Silva Sobral, coordenadora geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra.

Reabertura e Perspectivas

Após o trabalho realizado pela autarquia em junho deste ano o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu parecer que classificou o restaurante como empreendimento de pequeno impacto ambiental, isentando o estabelecimento da necessidade de licenciamento. “Essa soma de esforços que resultou na regularização do restaurante e a sensibilidade social demonstrada para tratar do caso são exemplos evidentes da importância da união e da articulação entre as instituições. É dessa forma que vamos construindo soluções e promovendo o desenvolvimento nas áreas de reforma agrária”, comentou o presidente do Incra, Leonardo Góes.

Com o aval dos órgãos ambientais e toda a sua documentação regularizada, o restaurante voltou a atrair centenas de turistas. “Nós sofremos bastante nesse período do fechamento, mas graças a Deus e ao trabalho do pessoal do Incra estamos de volta. E o movimento logo nos primeiros dias foi muito grande. Estamos muito felizes e temos certeza de que em breve poderemos reformar as instalações e melhorar ainda mais a nossa renda”, avaliou Lourival Pereira Gomes, filho da agricultora assentada fundadora do restaurante.

Com 15 funcionários, o restaurante Show da Natureza abre durante todo o final de semana e complementa o circuito de experiências de ecoturismo, que conta com trilhas, passeios de barco e visitas a um sítio arqueológico da região.

 

 

Produzido por:
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SE
(79 ) 4009-1524
www.incra.gov.br/se

Ir para o Topo