Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


RS: Assentado garante renda com produção de frutas


Publicado dia 22/08/2017
Crédito: Osmar Nunes - Emater de Encruzilhada do Sul (RS)

 

Uvas, maçãs, pêssegos e morangos formam a base da produção do agricultor familiar Orocildo Caresia Mendonça, morador do assentamento da Quinta, localizado em Encruzilhada do Sul (RS), município a 171 km de Porto Alegre. São mais de 7 mil mudas no pomar estruturado por ele, que proporcionam um lucro de, aproximadamente, R$ 50 mil por ano.

Há 11 anos, Orocildo começou a plantação de 1,7 mil mudas de uvas enxertadas. “A primeira colheita, depois de dois anos, foi de 1,5 mil quilos”, comenta. Atualmente, são 6 mil mudas e 25 mil quilos, das variedades comuns Niágara, Bordeaux e Violeta, e da fina (vinífera) Chardonnay. “Só uma padaria de Santa Cruz do Sul (município próximo) compra 3 mil quilos para a elaboração de cucas”, conta.

Já o plantio do morango é recente: há dois anos o agricultor apostou no sistema semi-hidropônico, no qual a planta fica a um metro do chão e o sistema de irrigação é por gotejamento. “A estufa tem mil unidades e a colheita fica entre 600 a 700 quilos da fruta. Tudo é vendido para um mercado de Encruzilhada”, diz.

A mudança no cultivo do morango foi incentivada pelo técnico agrícola Osmar Nunes, da Emater local, prestadora de assistência técnica contratada pelo Incra. “Tinha muito problema com perda de mudas, em razão da umidade e salinidade do solo”, explica. Ele destaca que a equipe orienta e aconselha a diversificação da matriz produtiva para que haja melhor distribuição de renda e estimule as famílias a permanecer no campo.

O pomar de Orocildo é composto ainda por 140 pés plantados de maçã e 100 mudas de pêssego. A administração do lote de 18 hectares é dividida com o pai João Flores Mendonça, beneficiário titular. “Meu pai tem um hectare de amora, que também ajudo a cuidar”, complementa o agricultor.

A comercialização das frutas é realizada em mercados da cidade, em quiosque instalado em uma estrada estadual e no próprio lote da reforma agrária.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
www.incra.gov.br/rs

Ir para o Topo