Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Sementes crioulas são distribuídas a 1,1 mil famílias em Alagoas


Publicado dia 06/07/2018
 
O Incra em Alagoas iniciou, no último dia (3), a distribuição de oito toneladas de sementes crioulas recebidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A distribuição iniciou pelo Sertão, seguiu no último dia 5 para o Agreste e termina na próxima semana, no litoral do estado.
 
As sementes crioulas, ou tradicionais, serão entregues em 31 assentamentos, 15 acampamentos e 6 comunidades quilombolas, numa área que abrange 22 municípios alagoanos, beneficiando um total de 1,1 mil famílias.
 
“São sementes produzidas em Alagoas, com material genético tradicional e adaptadas às condições edafoclimáticas (de solo, clima relevo e temperatura) do estado”, explica Ubiratan Santana, superintendente substituto do Incra/AL. Ele afirma que, apesar de não contar com assistência técnica, as organizações ligadas à reforma agrária no estado possuem experiência no manejo dessas sementes, sobretudo de milho e feijão.
 
Algumas sementes serão plantadas e outras serão armazenadas pelas famílias e em bancos comunitários de semente para serem produzidas na próxima safra. Uma pequena quantidade também será disponibilizada para  professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que desenvolvem atividades produtivas em assentamentos.  
 
Como a demanda das áreas ultrapassou 31 toneladas, o Incra/AL já solicitou à Conab mais 25 toneladas de sementes crioulas, entre milho e feijão, para serem distribuídas e produzidas na safra de 2019.
 
Agroecologia
 
As sementes crioulas carregam geneticamente as informações de cada clima, solo e manejo, sendo consideradas parte da natureza local. Seu uso na agricultura familiar contribui para a agroecologia, pois requerem práticas agrícolas tradicionais voltadas a um modelo de desenvolvimento sustentável. 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/AL
(82) 3201-1950 / 1961
ascom.maceio@mco.incra.gov.br
www.incra.gov.br

Ir para o Topo