Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Servidores são capacitados para uso de veículos áereos não tripulados


Publicado dia 16/07/2017


Servidores do Incra participaram de capacitação para uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), no período de 3 a 14 de julho, em São Carlos (SP). O curso foi voltado à pilotagem das aeronaves e ao processamento de imagens captadas por elas, ministrado pelo fabricante dos veículos adquiridos pelo Incra.

Os equipamentos serão utilizados para execução de mapeamento topográfico, monitoramento ambiental e fiscalização de assentamentos e imóveis rurais. O treinamento foi promovido pela Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária e contou com a participação de servidores da sede e de nove regionais: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Médio São Francisco, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Santa Catarina.

A capacitação incluiu treinamento prático em campo dos dois modelos comprados pelo Incra: o Echar 20C e o Nauru 500B, recebidos pela autarquia em junho deste ano.

O analista em reforma e desenvolvimento agrário, Sidnei de Oliveira, da superintendência do Incra do Ceará, destaca o aspecto prático da capacitação. "Toda programação é feita em cima de dados reais dos nossos assentamentos, e com os equipamentos que vamos utilizar. O nosso respaldo técnico e a experiência dos instrutores têm promovido discussões muito produtivas. Estamos trabalhando com o que há de mais novo em cartografia".

Para ele, a implantação de VANT representa o "caráter inovador do Incra" em serviços de mapeamento e topografia. "Só de ter a possibilidade de fazer o geoprocessamento de uma área de 1,5 mil hectares em apenas um dia, dá a dimensão do ganho que teremos em rapidez. Também ofereceremos um diagnóstico completo, com informações de relevo, produção, entre outros, pois essa tecnologia permite fazer imagens altamente detalhadas", observa Oliveira.

Entre os conteúdos, foram abordados, ainda, a introdução à aerofotogrametria e configuração da câmera fotográfica, teoria e planejamento de missão de voo e regulamentação junto a agências governamentais (ANAC, DCEA e ANATEL), além do estudo dos manuais dos equipamentos, revisão e manutenção das aeronaves. O curso dá continuidade à capacitação do grupo, que já participou de aulas teóricas e práticas promovidas por especialistas da Universidade de Brasília.

O Incra investiu R$ 1,2 milhões na aquisição de três Veículos Aéreos Não Tripulados, que vão auxiliar nas ações de reforma agrária e de ordenamento fundiário.

Ir para o Topo