Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Sistema leva água potável a famílias de assentamento no Distrito Federal


Publicado dia 14/02/2017
Famílias do assentamento Oziel Alves III (DF) receberam unidade de abastecimento de água.
 
A construção de sistema coletivo de abastecimento garantiu o acesso à água potável no assentamento Oziel Alves III, no Distrito Federal. A unidade atende166 famílias de agricultores familiares desde o dia 10 de fevereiro.
 
A obra foi executada pela Companhia de Abastecimento e Tratamento de Água do Distrito Federal (Caesb) por meio de convênio com o Incra, com investimento total de R$ 875 mil. O sistema conta um poço artesiano com capacidade de produção de dez metros cúbicos de água por hora, 19.458 metros de rede de distribuição, um reservatório de 100 mil litros e uma unidade de tratamento simplificado.
 
De acordo com a presidente da Associação dos Produtores Rurais e Artesanais do Projeto de Assentamento Oziel Alves III, Iris Batista Paz Campos Silva, a implantação da unidade foi importante para as famílias, que não dispunham de água potável nos lotes e eram abastecidas por caminhão-pipa. “Era difícil cozinhar, beber, lavar roupa e cuidar de plantações e animais. Agora, acabou o sofrimento”, ressaltou.
 
As famílias do assentamento têm muito a comemorar neste momento de crise hídrica em Brasília, afirmou Joselito Milton Rodrigues da Silva, presidente da Central das Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno, já que a construção do sistema de abastecimento era a principal reivindicação do grupo. “Além de resolver a falta de água, a obra vai aumentar a capacidade produtiva e a renda dos agricultores.”
 
O superintendente regional do Incra no Distrito Federal e Entorno, Marco Aurélio Bezerra da Rocha, disse que a conclusão da obra contribui para melhorar a qualidade de vida dos assentados do Oziel Alves III. “O acesso à água é essencial para o bem-estar das famílias e o desenvolvimento do projeto. É um investimento com impacto social e produtivo”, analisou.
 
A parceria com a Caesb vai beneficiar também 96 agricultores assentados dos projetos Márcia Cordeiro Leite e Pequeno Willian, localizados na zona rural do Distrito Federal, com a implantação de sistemas coletivos de abastecimento em construção.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

Ir para o Topo