Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Superintendência integra debate sobre barragens


Publicado dia 06/06/2019
 
O Incra/RS participou de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) sobre a situação das barragens no estado. A reunião foi promovida na segunda-feira (3) pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da casa. O evento vincula-se ao trabalho da Subcomissão de Barragens da Assembleia, criada pelos parlamentares com o objetivo de diagnosticar problemas e apontar possíveis ações, especialmente na área de segurança, neste segmento.
 
O superintendente do Incra/RS, André Bessow, salientou o desafio de levar informações sobre o cuidado e de manutenção dos reservatórios aos beneficiários da reforma agrária. Nesse sentido, o Instituto iniciou tratativas para formalizar parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Campus Cachoeira do Sul, onde deve ser implantado um laboratório destinado a pesquisas e acompanhamento das condições das barragens gaúchas. Também está sendo delineado um projeto de extensão para capacitar os assentados sobre o tema. Bessow lembra que atualmente existem 66 reservatórios (barragens e açudes) nos assentamentos gaúchos.
 
Além do Incra e de parlamentares federais e estaduais, a audiência pública reuniu cerca de 30 instituições ligadas aos setores de energia elétrica, agricultura, defesa civil, militar, universidades e movimentos sociais.
 
Um desdobramento do encontro ocorrerá com visita a ser agendada pela Subcomissão de Barragens e técnicos do Incra/RS ao reservatório localizado no assentamento Viamão (município de mesmo nome), na região metropolitana de Porto Alegre.
 
Matéria atualizada às 14h de 07/06/2019.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309/3311
imprensa@poa.incra.gov.br
www.incra.gov.br/rs
https://www.facebook.com/IncraRS
Galeria de Imagens: http://saci.incra.gov.br/servico_fotos?uni=5

Ir para o Topo