Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Técnicos catarinenses são capacitados para atendimento a proprietários rurais


Publicado dia 06/06/2017
Crédito: Ascom Incra/SC

 

O Incra em Santa Catarina ofereceu treinamento sobre cadastro de imóveis rurais para 33 técnicos de Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs) do estado. O evento aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), em São José (SC), no período de 29 de maio a 02 de junho.

Com a capacitação, os técnicos passam a compreender as funcionalidades do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), podem emitir Certificados de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e fazer atualização de informações. Essas rotinas são imprescindíveis para transações envolvendo imóveis rurais e geram um grande fluxo de trabalho: em 2016, por exemplo, foram processadas 36.570 atualizações cadastrais no estado.

O serviço de cadastramento de imóveis rurais abrange quase a totalidade dos municípios catarinenses com expressiva área rural: dos 295 municípios, 287 contêm UMCs. Mantida por acordo de cooperação entre Incra e Prefeituras, a rede capilar de Unidades Municipais de Cadastramento visa descentralizar os serviços, aproximando-os do cidadão e atuando como uma rede auxiliar de coleta de informações.

As UMCs são primordiais para o gerenciamento do cadastro de terras do estado, que tem como principal característica o grande número de pequenas propriedades rurais, cujos proprietários apresentam maior dificuldade de acesso à informação e à tecnologia.

Participaram do treinamento representantes dos municípios de Armazém, Abelardo Luz, Agrolândia, Águas de Chapecó, Bom Jesus do Oeste, Caibi, Catanduvas, Caxambu do Sul, Cunhataí, Descanso, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Forquilhinha, Irineópolis, Itapema, Jacinto Machado, Major Gercino, Marema, Matos Costa, Monte Carlo, Palmeira, Passo de Torres, Pouso Redondo, Quilombo, Romelândia, São Carlos, São Francisco do Sul, São Miguel do Oeste, São Pedro de Alcântara, Timbé do Sul, Tubarão, Urubici e Videira.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/SC
(48) 3733-3560
comunica.sc@fns.incra.gov.br
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc
http://www.incra.gov.br/sc

Ir para o Topo