Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Titulação favorecerá pequenos agricultores em projeto de energia eólica


Publicado dia 26/07/2017

Uma equipe da superintendência regional do Incra no Piauí foi designada para emissão de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) de 129 imóveis pertencentes ao estado que estão sendo regularizados em nome de pequenos agricultores nos municípios de Dom Inocêncio, Queimada Nova e Lagoa do Barro. Os certificados são necessários para o processo de regularização fundiária e titulação das famílias, que serão beneficiadas com o projeto de energia eólica Casa dos Ventos até o final do ano.

“Parte das terras será arrendada para instalação das torres de captação do projeto por um prazo de 30 a 40 anos, gerando renda para as famílias que já vivem em áreas em processo de regularização”, explica a diretora do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Regina Lourdes de Carvalho. Ela participou de reunião no Incra/PI na manhã da última terça-feira (25), onde foram discutidos os encaminhamentos necessários para a emissão dos CCIRs, além dos processos necessários para titulação de três comunidades quilombolas no Piauí. “Nossa equipe está empenhada em atender, de forma célere, a demanda de emissão dos Certificados. Desta forma, o Incra contribuirá com este importante projeto que beneficiará as famílias”, afirma Howzembergson de Brito Lima, superintendente do Incra/PI.

Cooperação técnica

Quanto à regularização de territórios quilombolas no Piauí, Howzembergson ressalta que, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com o Interpi, técnicos do Incra estão executando trabalhos que resultarão na entrega dos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTIDs) necessários para o processo de titulação de comunidades nos municípios de Colônia do Piauí (comunidade Angical), Piripiri (Suçuarana) e Matias Olímpio (Vila São João). “Nossa meta é concluir os relatórios o mais rápido possível e que, no mínimo, uma comunidade quilombola possa ser titulada pelo estado até o final do ano”, afirma o superintendente.


Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
Contato: (86) 3222-1553 (ramal 213)
e-mail: comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
www.incra.gov.br/pi

Ir para o Topo