Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Trabalhadores rurais do Maranhão recebem título definitivo da terra


Publicado dia 04/10/2019
 
Raimundo Otávio Lopes, 68 anos, esperou por três décadas para receber o título definitivo. Trabalhador rural do assentamento Gracilândia/Cindelândia, em Governador Nunes Freire (MA), ele é um dos 33 assentados beneficiados com a entrega de título, realizada na última terça-feira, dia 1º de outubro, na superintendência do Incra no Maranhão (Incra/MA).
 
“É uma felicidade depois de tanto tempo receber finalmente esse documento”, comemorou Raimundo Lopes. “Moro nesse assentamento há 38 anos e agora com a posse da terra onde trabalho, vai dar pra fazer algumas coisas que antes não dava pra fazer”, comentou.
 
O assentamento onde Raimundo vive está localizado no município da região do Gurupi e fica a 80 quilômetros de distância da capital São Luís. Além das 33 familias contempladas, outras 122 aguardam pelo título fundamental para acessar créditos para financiamento da produção.
 
Expectativa
A expectativa do Incra/MA é intensificar, durante todo o mês de outubro, a entrega para assentados da reforma agrária no estado. A ação em Gracilândia/Cindelândia teve a participação do superintendente substituto Rui Alcides do Santos. Ela faz parte de iniciativas do Incra em todo o país para assegurar, até o final de 2019, a emissão de outros 25 mil documentos comprovando a posse definitiva da terra.
 
A emissão é regulamentada pela Lei 8.269 /93. O Título de Domínio, previsto no artigo 189 da Constituição Federal, transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MA
(98) 3245-9394 (ramal 247)
ascom@sls.incra.gov.br
incra.gov.br/ma
 

Ir para o Topo