Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Ufal/Pronera seleciona para curso superior de Agroecologia até 20 de julho


Publicado dia 21/06/2018
 
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Bacharelado em Agroecologia para o público do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), resultado de parceria do Incra/AL com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Serão oferecidas 50 vagas para candidatos residentes em áreas de reforma agrária do estado de Alagoas que se enquadrem nas categorias definidas no edital de abertura, publicado dia 18 de junho.
 
O agroecólogo formado pelo Pronera/Ufal possuirá ampla formação interdisciplinar, pautada principalmente no conhecimento técnico sobre práticas produtivas sustentáveis e processo de transição agroecológica; conhecimento a respeito dos processos ecológicos que operam nos agroecossistemas, de maneira a entender os impactos da agricultura convencional. Além disso ele deverá selecionar as técnicas de manejo agroecológico mais adequadas para o contexto local, ter formação sociopolítica, no sentido de interpretar o perfil socioeconômico e os conflitos associados às populações humanas com as quais o profissional irá atuar e considerar esses aspectos na seleção de estratégias de intervenção.
 
As atividades do curso serão divididas em Tempo-Escola e Tempo-Comunidade. O Tempo-Escola será realizado em módulos, com duração de 25 dias em média. Após esse período o aluno irá desenvolver em sua comunidade os Projetos Integradores, que serão definidos previamente e envolverão atividades de pesquisa e extensão. Durante a realização do Tempo-Escola serão disponibilizados para os alunos alojamento e alimentação e material didático, pagos com recursos do projeto.
 
Para o superintendente regional César Lira, o curso vai proporcionar o acesso a um conhecimento teórico e científico que permite refletir e se posicionar frente à diversidade social, cultural e ecológica local. “Vem suprir tanto a necessidade de formação técnica quanto a formação social e cidadã dos assentados”, completou.
 
Parceria

De acordo com Ubiratan Santana, assegurador do Pronera no Incra/AL, para a criação do curso foi feita a proposta por parte da instituição de ensino, que foi aprovada pelo Incra e pela Comissão Pedagógica Nacional do Pronera e, em novembro de 2017, foi firmado o Termo de Execução Descentralizada (TED) entre Incra e Ufal, seguido da dotação orçamentária e, agora, a oferta do curso.
 
Inscrições

As inscrições no vestibular são gratuitas e estão abertas de 20 de junho a 20 de julho. Acesse o edital para mais informações pelo endereço http://www.incra.gov.br/educacao-pronera-editais .
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/AL
(82) 3201-1950 / 1961
ascom.maceio@mco.incra.gov.br
www.incra.gov.br

 

Ir para o Topo