Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Uva é aposta de agricultor assentado no Sertão pernambucano


Publicado dia 14/05/2018
Rafael Filho da Silva, do assentamento Nova Esperança I, em Afrânio (PE)
Crédito: Ascom Incra/MSF
 
Embora não esteja no já consolidado eixo da vinicultura do Vale do São Francisco – no qual as videiras são irrigadas com as águas do velho Chico –, tampouco em uma localidade de clima temperado, um agricultor assentado do município de Afrânio, no Sertão pernambucano, iniciou uma área de mil metros quadrados com 144 mudas de uva na variedade vitória sem sementes, com irrigação de poço artesiano, e espera colher duas toneladas já na primeira safra, que começa nesta segunda feira (14).
 
Para a implantação do parreiral, o trabalhador rural Rafael Filho da Silva, do assentamento Nova Esperança I, investiu no sistema de irrigação por microaspersão de um poço artesiano que foi perfurado no imóvel. Com o bom resultado e a qualidade dos frutos, ele já pensa em aumentar o cultivo: “estamos tão satisfeitos com as nossas uvas que já estamos estudando como ampliar a plantação para o próximo ano”, comemora.
 
A região do Vale do São Francisco, situada entre os sertões da Bahia e de Pernambuco, é o mais importante polo de vitivinícola do nordeste, responsável por mais de 90% da exportação de uva de mesa e por vinhos, espumantes e suco de qualidade superior. Essa repercussão tem feito agricultores de outros municípios, mesmo distantes do rio São Francisco, procurarem alternativas para a exploração de novas áreas com a fruta.
 
O assentamento Nova Esperança I tem área total de 767 hectares, com uma divisão de, aproximadamente, 40 hectares para cada uma das 15 famílias nele instaladas. Como o município é conhecido pela produção de leite de gado para a fabricação de queijo e doce, assim como pela caprinovinocultura extensiva para corte e pela agricultura de subsistência, o assentado Rafael foi o primeiro em Afrânio a investir nas uvas e implantar um parreiral.
 
Para estimular o cultivo, a prestadora de assistência técnica contratada pelo Incra no Médio São Francisco, Diamantina, faz todo o acompanhamento técnico dessa experiência piloto visando fornecer outras fontes de renda para os agricultores familiares assentados da região.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/Médio São Francisco
(87) 3861-2817
www.incra.gov.br/medio-sao-francisco

Ir para o Topo