Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Pacto


Publicado dia 12/12/2011

O Programa de Apoio Científico e Tecnológico aos Projetos de Assentamento da Reforma Agrária (Pacto), parceria entre o Incra e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atua como suporte às iniciativas dos projetos de assentamentos. O objetivo é oferecer alternativas econômicas sustentáveis, de modo a evitar o êxodo para as cidades. A ação consiste em repassar a agricultores familiares e assentados da reforma agrária conhecimentos de ciência e tecnologia sobre temas diversos como saúde, educação e produção.

O Pacto começou em meados do ano 2000 no Mato Grosso do Sul. Lá, foram atendidas famílias que participaram de palestras, cursos e treinamentos sobre agroecologia, produção orgânica, entre outros assuntos referentes à vida nos assentamentos. Agricultores de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, também são beneficiadas pelo programa, com ênfase na agropecuária e na organização das comunidades em associações e cooperativas.

O programa envolve parcerias com prefeituras, secretarias estaduais, universidades, movimentos sociais e órgãos de pesquisa. Cabe ao Incra a tarefa de sugerir os assentamentos que serão contemplados - conforme a necessidade de conhecimento e capacitação - e arcar com 50% das despesas de custeio. Já o CNPq é responsável pela oferta de bolsas de estímulo científico e tecnológico para manter técnicos com exclusividade de dedicação e completar o restante do investimento no programa.

Ir para o Topo