Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Orientações sobre crédito são repassadas a municípios capixabas
Início do conteúdo da página

Orientações sobre crédito são repassadas a municípios capixabas

Publicado: Quinta, 20 Fevereiro 2020 14:01 | Última Atualização: Quinta, 20 Fevereiro 2020 14:08
Ampliar a concessão de crédito a assentados é um dos focos da atuação da superintendência do Incra no Espírito Santo
Ampliar a concessão de crédito a assentados é um dos focos da atuação da superintendência do Incra no Espírito Santo

O auxílio para a elaboração de projetos produtivos que garantam aos assentados capixabas condições de acessar a modalidade Fomento Mulher e a prestação de informações sobre o Apoio Inicial foram os temas centrais da capacitação oferecida pelo Incra a representantes da prefeitura e do Sindicato de Trabalhadores Rurais do município de Nova Venécia. O evento ocorreu nesta terça-feira (18), na sede regional do instituto, em Vila Velha.

A ação está prevista no acordo de cooperação técnica firmado entre a autarquia e o município no ano de 2019. O foco é na ampliação do número de beneficiários da reforma agrária aptos a acessar as duas modalidades do Crédito Instalação nos oito assentamentos federais localizados em Nova Venécia, a cerca de 250 quilômetros da capital espírito-santense, Vitória.

O Apoio Inicial ampara a instalação dos agricultores no assentamento e a aquisição de itens de primeira necessidade, bens duráveis de uso doméstico e equipamentos para produção. O valor é de até R$ 5,2 mil por família assentada.

Já o Fomento Mulher é a categoria destinada a estimular o empreendedorismo em projetos produtivos por parte da titular do lote. Elas têm à disposição até R$ 5 mil, em operação única, para colocarem em prática suas iniciativas.

As parcerias também abrangem os trabalhos de atualização cadastral e a verificação de permanência de famílias beneficiárias nas parcelas a elas destinadas. São os mesmos moldes dos acordos de cooperação técnica firmados com outros 13 municípios do estado.

Adimplência

Durante o evento, o superintendente substituto do Incra/ES, Evans Leandro da Silva, destacou o fato de a regional trabalhar “com bastante rigor na concessão dos recursos do Crédito Instalação e realizar um profundo acompanhamento na aplicação, resultando no baixo índice de inadimplência entre as famílias contempladas”. Segundo o dirigente, apenas 4,58% das prestações devidas deixaram de ser pagas pelos assentados que acessaram os valores disponibilizados.

Durante o encontro, atuaram como facilitadores o analista Alexandre Geaquinto (camiseta azul) e o técnico Adelson Denoni Leite (à esquerda). São eles os responsáveis pela capacitação dos profissionais das prefeituras e pelo acompanhamento das cláusulas de execução dos referidos acordos no Espírito Santo.

Para saber mais sobre demais modalidades do Crédito Instalação: http://www.incra.gov.br/pt/credito.html .

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/ES
(27) 3185-9084
ascom-es@vta.incra.gov.br
incra.gov.br/es

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página