Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programas e Ações - Categoria > Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)
Início do conteúdo da página

Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)

Publicado: Sexta, 24 Janeiro 2020 13:15 | Última Atualização: Quinta, 30 Janeiro 2020 15:43

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.

 

Público Alvo

São jovens e adultos dos projetos de assentamento criados e reconhecidos pelo Incra, quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

No caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas modalidades de alfabetização e escolaridade/ensino fundamental também podem participar todos os trabalhadores rurais acampados e cadastrados pelo Incra.

Para atender à demanda da EJA nos acampamentos, os projetos incluem a formação e a capacitação dos educadores. 

 

Democratização do conhecimento no campo

Por meio do Pronera, jovens e adultos de assentamentos têm acesso a cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio, cursos superiores e de pós-graduação (especialização e mestrado).

O programa também capacita educadores para atuar nos assentamentos e coordenadores locais - multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias.

As ações do programa, que nasceu da articulação da sociedade civil, têm como base a diversidade cultural e socioterritorial, os processos de interação e transformação do campo, a gestão democrática e o avanço científico e tecnológico.

Infográfico: 

dados abril 2016

 

Parcerias 

A atuação do Pronera se dá por meio de parcerias do Incra com instituições públicas de ensino, instituições comunitárias de ensino sem fins lucrativos e governos estaduais e municipais, com a participação de movimentos sociais e sindicais de trabalhadores e trabalhadoras rurais.  

 


 

Pesquisa 

Leia aqui o relatório da II Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária (II PNERA), desenvolvida pelo IPEA, com dados das ações do Pronera no período de 1998 a 2011.

 


 

Conheça mais da história do Pronera aqui.

 


 

 Acesse os documentos do Pronera:

Manual de Operações

 

 

- Norma de Execução Nº120, de 29/05/2018

Cria Banco de Organizaçãos eda socieldade Civil 

 

 

 A Educação no Campo é um direito de todos e se realiza por diferentes territórios e práticas sociais que incorporam a diversidade do campo. É a garantia de ampliação das possibilidades de criação e recriação de condições de existência da agricultura familiar. 

 

 

 

 

 

 

 

Mais 100 técnicos municipais de cadastro recebem formação em Santa Catarina


 

    O Incra/SC realizou, na última semana (25 a 29/11), o terceiro e último curso de 2019...

Incra promove capacitação para gestores de Unidades Municipais em Pernambuco


 

Nesta segunda-feira (18), aconteceu a abertura do módulo avançado do curso de Capacitação de Gestores de Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) no município de Tamandaré, zona...

Arquivos e documentos

Veja todos os arquivos e documentos

 

 
Chamamento P¼Åblico N¼Òvel EJA  
Chamamento P¼Åblico N¼Òvel M¼Ödio  
Chamamento P¼Åblico N¼Òvel Superior  
Prorroga¼Ø¼Üo do Cronograma do Chamamento P¼Åblico  
Resultados Chamamentos P¼Åblicos - Editais Pronera N½Å 01, N½Å 02 E N½Å 03  
Relat¼Ìrio do II PNERA Pesquisa desenvolvida pelo IPEA
Neste relat¼Ìrio apresentamos os resultados de um dos projetos da II Pesquisa Nacional sobre a Educa¼Ø¼Üo na Reforma Agr¼Þria (II PNERA). Trata
se do Banco de Dados do Programa Nacional de Educa¼Ø¼Üo na Reforma Agr¼Þria ÿì o DataPronera ÿì, que levantou dados das a¼Ø¼Êes do Programa Nacional de Educa¼Ø¼Üo na Reforma Agr¼Þria (Pronera) para o per¼Òodo de 1998 a 2011.
Manual de Opera¼Ø¼Êes do Pronera Atualizado em 16/02/16
registrado em:
Fim do conteúdo da página